quarta-feira, 13 de abril de 2011

História de Coronel murta


Para o primeiro post como não poderia deixar de ser, vamos falar um pouco da história da cidade e de sua fundação, o texto foi extraído do wikipédia.
Para conhecer um pouco mais a cidade e para os que querem matar a saudade segue o canal da cidade no youtube, uma iniciativa da Prefeitura municipal de Coronel Murta.
www.youtube.com/tvprefeituracelmurta 


Fundação: 12 de dezembro de 1953 (57 anos)
A história de Coronel Murta é repleta de fatos contados de geração para geração, envolvendo desde a atuação dos índios tocoiós, a família Murta, o chamado 'grupo baiano' e os garimpeiros, até elementos bastante pitorescos.
O arraial Boa Vista do Jequitinhonha foi fundado, por volta de 1908, pelo Coronel Inácio Carlos Moreira Murta.
Em1948 , foi elevado a distrito com o nome de Itaporé que na linguagem indígena significa Cachoeira da Pedra. Em1953, Itaporé torna-se município tendo-se desmembrado deVirgem da Lapa, passando a chamar-se Coronel Murta, em homenagem ao seu fundador.

Tem uma altitude de 322m e sua população estimada em 2004 era de 9.105 habitantes. Sua área é de 813,853 km². Está situado às margens do rio jequitinhonha.



Hidrografia

Rio Jequitinhonha

Rodovias

BR 342


A econômia se baseia na extração mineral, cujas valiosas pedras são comercializadas em todo o país e até mesmo exportadas, fazem a 'fama' da cidade.

No turismo, dentre os eventos anuais, destacam-se o carnaval, a tradicional festa de Nossa Senhora Auxiliadora, realizada em maio, e as festas juninas, com o Grande Forró.
Conhecida como a 'Terra do Sol', banhada pelo rio Jequitinhonha, Coronel Murta oferece praias fluviais, a Cachoeira do Salto e o Rochedo como atrativos naturais. Apesar de pequena é uma cidade muito bonita e encantadora - vale a pena visitar! A maior parte do comércio da cidade é formado por bares e botecos, pela noite, a cidade se transforma e quase todos os moradores vão à praça principal.

Um comentário: